Notícias

Dicas da Exclusive: medidas para uma boa circulação na sua casa

Postada em 08/07/2019 às 09:34:13

Compartilhar:

Dicas da Exclusive: medidas para uma boa circulação na sua casa
Confira algumas sugestões que separamos para você.

Com os espaços residenciais cada vez menores, é importante saber algumas medidas mínimas de circulação, para que mesmo em um ambiente menor, possa ser mantido o conforto.

Portas

O espaço em frente a porta deve ser igual ou maior a sua largura, respeitando seu ângulo de abertura.

Uma boa dica para economizar espaço são as portas de correr, que além de não necessitarem desse espaço de abertura, podem entrar atrás de armários e sofás quando abertas.

Porta

Circulação

O espaço mínimo para circulação em áreas de passagem ou entre móveis é de 60 cm. Para cadeirantes essa medida aumenta para 80 cm.

Circulacaoo

Sala de estar

Se o sofá ficar de costas para uma janela com cortina, é importante deixar 10 cm de distância entre o sofá e a parede, para que não estrague a cortina.

Se você quer uma mesa de centro, certifique-se de que terá o espaço de 60 cm entre ela e o sofá.

Para estantes com gavetas, é necessário medir a abertura da gaveta e deixar um espaço um pouco maior que ela entre a estante e outros móveis.

Sala De Estar

Sala de jantar

Se a mesa ficar na frente de uma parede, o ideal é que se tenha o espaço de 60 cm entre o encosto da cadeira e a parede. Se a cadeira tiver braços, esse espaço deve aumentar para 80 cm.

Sala De Jantar

Cozinha

O espaço de circulação na cozinha deve ser maior que nos demais ambientes, para que duas pessoas possam trabalhar juntas e para garantir segurança quando se carrega objetos quentes ou quebráveis.

Os eletrodomésticos precisam de circulação de ar ao redor, então não os encoste em paredes ou armários.

É importante ter atenção com o forno. O ideal é deixar 65 cm à frente da porta aberta, para que tenha espaço para retirar e colocar pratos.

Cozinha

Quartos

O ideal é que de cada lado da cama tenha o espaço de 60 cm, para uma boa circulação e a possibilidade de instalar um pequeno nicho ou criado-mudo.

A frente do roupeiro é necessário deixar um espaço maior que o tamanho de sua porta aberta. Uma boa opção são roupeiros com portas de correr, mas é necessário atenção no espaço para abertura das gavetas.

Quarto

Banheiro

É necessário deixar pelo menos 30 cm de espaço em cada lado do vaso sanitário, para que possa ser colocada uma lixeira ou suporte para papel. O tamanho mínimo para um Box confortável é 90 cm.

Uma boa opção para banheiros pequenos, é substituir o armário da pia por nichos na parede, onde se pode guardar toalhas, itens de higiene e cosméticos.

Fonte: Equipe Exclusive Sul

Outras notícias

Fale conosco via Messenger.
Estamos online, converse conosco.